17ª Romaria da Terra e 1ª Romaria das Águas do Ceará aconteceu em Viçosa
“Bendita e louvada seja
esta santa romaria.
Bendito o povo que marcha,
bendito o povo que marcha
tendo o Cristo como guia”
(Bendito dos Romeiros, Zé Vicente)
Neste domingo, 03 de agosto, na cidade de Viçosa do Ceará – Diocese de Tianguá que recebeu este grande evento que vem afirmar nossa responsabilidade como cristãos com estes dois bens que Deus nos deu: a terra e a água, bem como lutar para que todos os tenham e tenham com dignidade.
Estavam representadas por bispos, padres, religiosas(os), animadores(as) e lideranças de comunidades todas as dioceses do Ceará. Gente de perto e de longe que veio caminhar junto e afirmar seu compromisso com a vida. Enfrentaram longas horas de viagem aqueles que partiram dos mais longínquos rincões do estado, mas estavam ali para mostrar o rosto daqueles que lutam por justiça apoiando-se no testemunho dos mártires dos tempos presentes.
Acolhidos no entorno da Lagoa Pedro II, os romeiros da Terra e das Águas partiram em direção à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, onde deu-se continuidade a Missa que já se havia iniciado ao redor da Lagoa, sob o silêncio meditativo em nome da destruição de nossas nascentes, rios e lagos. Após o almoço, aconteceu na Igreja do Céu o momento de denúncia, profecia e esperança, para que se pudesse fazer conhecer os problemas que devem ser enfrentados e prenunciar o tempo novo que a justiça do Reino de Deus nos apresenta.
A Diocese de Crateús conduziu o momento de encerramento e envio no qual convidou-se a pronunciar a cada pedido: Memória, Rebeldia e Esperança, para nos recordar que como cristãos somos convidados a “nadar contra a corrente”, fazendo memória do martírio e da vitória com a esperança e a fé no Cristo Libertador. Ficou a todos o apelo da luta e da coragem de ir e anunciar o Reino de Deus nestes tempos de descuidos dos bens que Deus nos dá, bem como o cuidado com os irmãos marginalizados e esquecidos pelas ações governamentais. A certeza é que Jesus está conosco na luta!
Conforme o site da CPT Nacional, cerca de 15 mil romeiros se fizeram presentes.
“É missão de todos nós
Deus chama
eu quero ouvir a tua voz!”
(Missão de todos nós, Zé Vicente)
Marcos Augusto de Freitas
Pastoral da Comunicação/ Pastoral da Juventude