TEMA: Discípulos e missionários a partir do Evangelho de João
LEMA: Permanecei no meu amor para dar muitos frutos. (cf. Jo 15,8-9)
Costumeiramente temos há alguns anos aproveitado o mês de setembro para celebrar, estudar e dar certo destaque à Bíblia. Tal prática é louvável e exige da nossa parte o esforço para que a Palavra de Deus produza frutos na nossa vida e nas nossas comunidades. O tema para este ano sugere que nos aprofundemos no Evangelho de João.
Na edição Pastoral da Bíblia Sagrada, temos um subtítulo bem sugestivo para o Evangelho segundo João: O caminho da vida. Com efeito, João cita aproximadamente 36 vezes a palavra vida, em geral acompanhada de “eterna”. O texto propõe comunidades em missão, a exemplo do Mestre Jesus. Entende-se assim, que a vida tem uma relação especial com a missão, pois “quem guarda a palavra de Jesus, jamais verá a morte” (cf. Jo 8, 51). Desta forma, quem guarda a Palavra de Jesus é seu discípulo, e deve ser um portador desta Palavra, um missionário. É Jesus que nos envia em seu nome para que a sua obra tenha continuidade. (cf. Jo 20, 21)
O Evangelho de João não se compreende entre os sinóticos, que são os outros três Evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas) que se aproximam muitos no conteúdo que apresentam: a catequese de Jesus nas comunidades. O quarto Evangelho pretende mostrar Jesus como o Enviado de Deus e que deseja que seus discípulos mantenham-se fieis ao seu projeto de vida mesmo diante de todos os desafios ou obstáculos. Para tanto usa uma espécie de meditação que procura aprofundar a os ensinamentos da catequese relatada nos outros Evangelhos.
Neste mês, somos convidados a dedicar um tempo especial para ler e estudar este belo Evangelho e alimentados pela Palavra de Vida o desejo de Jesus é que sejamos anunciadores do Reino, propagadores da fé, da justiça, da paz e da misericórdia. É permanecendo no amor que daremos muitos frutos.
Marcos Augusto de Freitas Costa
Pastoral da Comunicação/ Juventude