“Eu acredito na juventude, no brilho do seu amor e na força de sua missão”
(Trecho da Música Eu Acredito na Juventude, de Nilton Araújo)
Nos dias 10 e 11 de outubro aproximadamente 120 jovens de diversas paróquias da Diocese de Crateús participaram de momentos singulares na I Missão Jovem Diocesana, que teve como Tema: Juventude, Cristo te chama! e iluminação bíblica: “Vem e segue-me!” (Mt. 19, 21). Foi a primeira experiência de uma missão assumida unicamente pela juventude e a escolheu-se a Paróquia de São Pedro em Parambu.
Num clima acolhedor e de oração, por volta das 11h30 iniciou-se o evento no auditório do Salão Paroquial de Parambu com o rosto de uma Igreja jovem e repleta de vida. Após o almoço os grupos previamente organizados encaminharam-se aos bairros para fazer as visitas missionárias. À noite cada bairro, ao seu modo, promoveu um encontro ou uma celebração coroando as atividades do dia. Na manhã do domingo a juventude e a comunidade paroquial participou da Missa na Igreja Matriz presidida pelo Pároco de Parambu, Pe. Márcio e concelebrada pelo Assessor Diocesano da Juventude, Pe. Adriano. Depois da Missa houve um show cultural no auditório do Salão Paroquial com presença maciça de jovens. O momento foi concluído com a mística de envio dos participantes às suas Paróquias de origem.
Alegra-nos ver o quanto há disposição e empenho dos jovens dos diversos recantos que sentem o apelo de uma sociedade em busca de paz, e que exercem a sua missão respondendo ao chamado que Deus faz a cada um de nós, “Vem e segue-me”! Um momento de troca de experiências e fortalecimento do ardor missionário da juventude, que proporcionou à comunidade a escuta da Palavra de Deus, a partilha das realidades em cada família, em cada bairro e o quanto todos se empenham e levar adiante o ideal de seguimento do Cristo que vive em meio a tantas angústias e gritos nessa sociedade cada vez mais individualista e injusta.
A Igreja Diocesana de Crateús continua a acreditar nos jovens e na sua capacidade de evangelizar com a própria vida. Foi unânime entre os jovens a alegria e a animação de participar do momento, tendo reacendido a chama do ardor missionário presente em seus corações, e plantado uma semente que irá germinar nos mais diversos recantos de nossa Diocese amada de Crateús. Louvado seja Deus pela missão realizada!
Daílda Silva
Joaquim Júnior
Marcos Augusto de Freitas
Nágila Bezerra
Pastoral da Juventude de Ipueiras