26 de maio de 2024

Criação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus Ipaporanga – CE

A cidade de Ipaporanga assim como várias do ceará se formou ao redor de uma capela, e Águas Belas (hoje Ipaporanga) não foi diferente. A fundação da cidade em 1884 marca o inicio da devoção ao Sagrado Coração de Jesus e a construção da Igreja. Antes a comunidade pertencia a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Ipueiras, sendo seu vigário Pe. João Dantas que juntamente com alguns moradores viu a necessidade de se construir uma capela, pois as missas eram realizadas nas residências dos moradores. Pe. João Dantas foi transferido e coube ao Pe. Máximo Feitosa construir a capela, tendo destaque o Sr. Franklin José Vieira, que doou as terras que constituem o patrimônio do padroeiro. Consta no livro de tombo nº 01, que a Festa do padroeiro já era realizada no ano de 1906.
A antiga imagem que ocupava o altar central foi trazida da Europa e doada ao povoado. Após a criação da Paróquia Nossa Senhora das Graças de Nova Russas, a capela de Águas Belas passou a constituir o território da nova paróquia.
Vários Padres, religiosos e religiosas prestaram serviço nesta comunidade, até que em 1992 a Área Pastoral de Ipaporanga passou a contar com religiosas residindo na cidade. Em 17 de fevereiro de 1998, o Bispo Diocesano D. Antonio Batista Fragoso, cria a Quase- Paróquia de Ipaporanga, e esta a partir de 1999 passa a ser atendia pelo seu 1º Administrador Paroquial Pe. Erisvaldo Oliveira. Ao longo dos anos seguintes nossa Quase- Paróquia contou com 5 administradores. Em 03 de julho de 2008, a Igreja Matriz foi solenemente reinaugurada e dedicada.
Hoje nossa Comunidade se alegra com a oficialização do titulo de Paróquia, pois este era um sonho antigo de nossa comunidade e de nosso 2º Bispo D. Jacinto Brito. Agradecemos a Deus, ao nosso Administrador Paroquial: Pe. Antonio José Menezes de Sousa, e a D. Ailton Menegussi, nosso Bispo Diocesano.
Neste momento festivo convidamos todo o povo de Deus da Diocese de Crateús, para no Dia 1º de novembro de 2015, participarem da Santa Missa solene de Criação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, que será presidida por nosso Bispo Diocesano D. Ailton Menegussi.
Sejam todos Bem vindos! Quem é Acolhe é o Coração!
Paróquia de Ipaporanga