4 de outubro de 2024

Ceará prepara II Encontro de Animação Missionária de Seminaristas

A cidade de Ipueiras, na diocese de Crateús (CE) será sede, nos dias 17 a 20 de dezembro, do II Encontro de Animação Missionária dos Seminaristas do Regional Nordeste 1 da CNBB (estado do Ceará). A iniciativa é promovida pelo Conselho Missionário de Seminaristas (Comise) do mesmo Regional.

Com o tema “o Missionário presbítero para uma Igreja em saída”, a formação espera reunir cerca de 200 seminaristas das nove dioceses do Ceará. O encontro está em sintonia com o 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas que aconteceu no mês de julho em Belo Horizonte (MG) e despertou várias ações entre os seminaristas de todo o Brasil.

O seminarista Raimundo Santos, da diocese de Sobral (CE), assessor de comunicação do Comise Regional Nordeste 1, explica como o encontro está sendo preparado. “É com o ardente desejo de sermos uma Igreja em estado permanente de missão que nós seminaristas de todo o estado do Ceará nos organizamos para vivenciarmos mais essa formação missionária. Queremos ser conduzidos pelo Espírito Santo de Deus, que nos convida a construir uma Igreja em saída para anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo”.

O bispo da diocese de Crateús, dom Ailton Menegussi, comenta algumas atividades na programação do Encontro em sua diocese. “Queremos juntos festejar e ouvir a partilha de diversos seminaristas de nosso Regional, que participaram do VII Encontro de Formação Missionária de todo o Nordeste (Formise) ocorrido na cidade de Natal (RN), bem como celebrar o grande Kairós vivenciado no 2º Congresso Missionário Nacional. Eventos esses onde participaram representantes de todas as nossas dioceses. Vamos juntos proporcionar um momento único de formação e animação missionária para nossos seminaristas”, diz o bispo.

Do Regional Nordeste 1 estiveram no 2º Congresso Missionário Nacional, 10 seminaristas. O fortalecimento e a criação de Comises; formação missionária para seminaristas e formadores; experiências missionárias durante a formação; mais missiologia nas faculdades; trabalho articulado com os Conselhos Missionários diocesanos e regionais (Comidis e Comires); e outras iniciativas de animação e cooperação missionária, foram os principais frutos do Congresso.

Com informações do Comise Nordeste 1.

Fonte: POM