26 de maio de 2024

ENCONTRO DOS BISPOS DO NE 1 COM O GOVERNADOR

No dia 20 de junho de 2016, os bispos do Regional NE1, reuniram-se pela 3ª vez com o Governador do Estado do Ceará, o Sr. Camilo Santana e alguns Secretários de Estado e Assessores da CNBB. O encontro aconteceu nas dependências do Palácio da Abolição, a partir das 09:30 hs, concluindo-se às 13:00 hs, com o almoço.
Na oportunidade, os bispos colocaram nas mãos do governo do estado um Documento apresentando o quadro da Saúde e Saneamento Básico nas diversas dioceses do estado. O documento síntese das dioceses trazia uma leitura da realidade com apresentação de sugestões e propostas para a melhoria desta mesma realidade.
O governador, como sempre, mostrou-se muito acolhedor e receptivo dessas proposições das dioceses e até sugeriu a constituição de uma comissão mista, com representantes do governo e da CNBB para aprofundar e viabilizar a concretizar algumas ações.
No decorrer do encontro, o Governador Camilo Santana sancionou algumas leis que, de algum modo, respondem a outras proposições das dioceses nos encontros anteriores. Ele fez questão de sancioná-las na presença dos bispos e assessores da CNBB, como sinal da fecundidade destes encontros. As leis se referem: 1) Políticas Estaduais sobre os resíduos sólidos; 2) Política Estadual de Isenção de ICMS, para indústrias que fizerem reuso de águas, e Política Estadual de reuso; 3) Política Estadual de abastecimento de água e esgotamento sanitário, e 4) Projeto de pequena irrigação para agricultura familiar.
Nós, os bispos, avaliamos como positivos esses encontros e nos propomos a continuar, uma vez que há o mesmo desejo da parte do governador.