26 de maio de 2024

03 de setembro de 2016 – Um dia histórico para a Diocese de Crateús

Foi em clima de alegria, descontração e confraternização, que representantes de todos os grupos, pastorais e associações religiosas da nossa diocese estiveram reunidos no último sábado, em Crateús, para dois grandes eventos: O Encontro das Pastorais Diocesanas e o Grito dos Excluídos.

A programação iniciou com um lanche no prédio da Cúria Diocesana às 7h.

Uma Celebração Eucarística marcou o início do Grito dos Excluídos, que em sua edição deste ano tratou dos cuidados com a água. Cada paróquia, ficou responsável por providenciar cartazes, faixas com os gritos (reivindicações) com base no tema proposto, assim como, nas demandas sociais latentes em nosso meio. A culminância do evento se deu com uma caminhada pelas ruas de Crateús, que teve início na Catedral, percorreu as principais ruas da cidade e findou no local de saída.

Após a caminhada, os participantes foram levados ao auditório do IFCE Crateús, onde aconteceu a terceira edição do Encontro das Pastorais Diocesanas. Durante o período restante da manhã, Pe. Helton Rodrigues, com a participação de representantes das CEB’s que participaram do 7º Nordestão das CEB’s realizado em Teresina, falaram a respeito do tema: “CEB’s e os desafios do mundo urbano”.

Durante o período da tarde, foram divididos os grupos que puderam discutir seus desafios e conquistas durante este ano e cada pastoral elaborou um relatório escrito a ser entregue à coordenação.

Ao final, padre Denilson (Vigário Geral) invocou a bênção de envio e todos retornaram para suas paróquias de origem.