O primeiro dia de encontro do Conselho Episcopal do Regional Nordeste 1 da CNBB – CONSER NE1, foi marcado por encontros com diversos segmentos da sociedade.
Logo pela manhã, na sede do governo do estado, Palácio da Abolição, os bispos do Ceará encontraram-se com o governador Camilo Santana e seu Secretariado. Na pauta, a retomada das propostas apresentadas pelos bispos em 2015, no que toca à atual questão hídrica do nosso estado. Foram constatados os avanços da parte do governo e os desafios que permanecem. Cada bispo apresentou as situações mais urgentes e gritantes de sua diocese. O governo apresentou as ações implementadas e outras que estão em andamento ou programadas (conforme documento abaixo).
Há de nossa parte, dos bispos, uma percepção de que o governador tem se mostrado muito aberto e empenhado na busca de resolução dos problemas, não obstante a conjuntura nacional não seja nada favorável.
Pude, mais uma vez, solicitar a concretização da instalação do IML em Crateús, o que, segundo o governador, está deliberado. Também intercedi pelo Acampamento Ir. Dorothy, ouvindo do secretário da pasta, questionado pelo governador diante dos presentes sobre o andamento do processo, que já se chegou a um acordo com o proprietário, estando, portanto, a área pronta para a desapropriação em favor dos acampados. Já na parte da tarde, nos encontramos com representantes da COELCE e CHESF, para conhecimento do processo de privatização da Eletrobrás, por parte do governo federal. Estas empresas buscam apoio, inclusive da CNBB NE1, no sentido de manifestar nossa insatisfação e indignação com esse processo de entrega de nossas reservas hídricas, nosso patrimônio energético aos estrangeiros. À noite foi a vez de encontrar-nos com a Cáritas Regional e partilhar juntos a bela experiência de trabalho na dimensão social da nossa fé em nossas dioceses.
*Dom Ailton Menegussi
V ENCONTRO CNBB GOVERNADOR CAMILO_CONVIVÊNCIA SEMIÁRIDO_16_10_2017_VF