“Ser Igreja na rede: a cultura digital como um recurso” é o tema da quarta edição do Seminário de Comunicação, em andamento desde terça-feira, (07/11) no Centro de Estudos e Formação do Sumaré, no Rio de Janeiro. O evento reúne mais de 100 participantes de 40 dioceses e foi aberto pelo Cardeal Orani João Tempesta.
“Essa é uma iniciativa que foi pensada primeiramente com a finalidade de preparar bem os padres, dar a oportunidade aos nossos sacerdotes de se atualizarem com questões ligadas à área. Com o interesse de muitos, logo abrimos para o Regional Leste 1 e, em seguida, para todo o Brasil, pois entendemos que temos a obrigação de servir não só a Igreja no Rio, mas toda a Igreja”, afirmou Dom Orani.
Difundir nas redes a linguagem do amor
O vigário episcopal para a Comunicação Social e Cultura da Arquidiocese do Rio, cônego Marcos William Bernardo, também participou da abertura do seminário e ressaltou a importância de não se perder a identidade cristã nas redes.
“Que consigamos refletir um pouco mais sobre as nossas interações junto às redes, para que elas não se tornem armas. Precisamos falar mais a partir do coração, difundir nas redes a linguagem do amor que é o próprio Cristo porque se não for assim não vale a pena ser cristão. Cristo não se rivaliza com a tecnologia e que nessa cultura não nos percamos, mas, pelo contrário, conservemos nossa integridade com Cristo, pois Ele foi, é e sempre será nossa grande motivação”.
Igreja na era digital
De acordo com Padre Arnaldo Rodrigues, um dos organizadores do seminário, a intenção do encontro é proporcionar um estudo da Igreja no ambiente das redes sociais e novas tecnologias nos dias atuais.
“A Igreja está inserida nesse contexto. E quisemos fazer esse estudo trazendo alguns profissionais dessa área. Esses encontros nos ajudam inclusive a nos prepararmos para os momentos que virão na era digital”, afirmou o sacerdote.
Rádio Vaticano*