Se você está do lado da agricultura familiar, junte-se a nós!
Agricultores e agricultoras, artesãos e artesãs, artistas, pescadoras e pescadores são os protagonistas desta Feira que se constituiu em grande parte pela esperança e amor das pessoas que participam deste grande evento. A Feira demonstra a abundância da produção agrícola gerada no Semiárido brasileiro, mesmo após anos seguidos de chuvas anuais abaixo da média, mas onde a esperança e a convivência perpetuam e fazem mágica.
Em 2017 a cidade de Crateús (CE) foi cenário, mais uma vez, para o maior evento da região. Mais de 200 barracas e muita diversidade de produtos do Sertão e de outras regiões do Brasil foram encontrados na Feira.
Toda a programação é pensada coletivamente. Até mesmo os preços são discutidos na assembleia de feirantes, antes de serem repassados para a comunidade, para que os produtos sejam acessíveis, por um preço justo e a lógica seja a da cooperação e não da competição.
**Na Feira da Agricultura tem:
Durante os dois dias de Feira, além da comercialização dos produtos da agricultura familiar e do artesanato do sertão, participantes ainda conhecem a região através dos intercâmbios de experiências nas casas de agricultores e agricultoras que mostram suas riquezas tanto na agricultutra como nas tecnologias de convivência com o semiárido. Ainda são oferecidos diversas oficinas para feirantes e público geral para que se capacitem e melhorem seus trabalhos no dia a dia.
***Para onde vai o dinheiro arrecadado
Os recursos captados serão investidos na realização da Feira, como infraestrutura, alimentação e hospedagem para agricultores, agricultoras, artesãos, artesãs, pescadoras e pescadores artesanais que são os principais participantes da Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária.
***Quem organiza a Feira da Agricultura Familiar de Crateús?
A Feira de Crateús é uma construção coletiva, por baixo. Desde a primeira edição é realizada por agricultores, agricultoras, artesãos, artesãs e mais de 20 entidades governamentais e não governamentais, movimentando mais de dois mil voluntários, com a participação de um total de 20.000 pessoas de todo o Brasil.
– Cáritas Diocesana de Crateús
– Cáritas Brasileira
– Instituto Federal Ceará – Sede Crateús
– FETRAECE
– Ematerce
– Governo do Estado do Ceará
– IDEA
– CONTAG
– SEBRAE
– Fórum Cearense pela Vida no Semiárido
– Governo Federal
– BNDES
– IBV
– CUT Ceará
– Banco do Nordeste
– AARTECRAT
– IPAT
– EFA Dom Fragoso
– Paróquia Senhor do Bonfim
– WeWorld
– Projeto Paulo Freire
– Instituto Agropólos
– CPP
– Universidade Princesa do Oeste
– Sindicato de Trabalhadores rurais, agricultores e agricultoras familiares de Crateús
****AJUDE- NOS A REALIZAR A FEIRA, APOIA A AGRICULTURA FAMILIAR NO CEARÁ!
Com nossos mais sinceros cumprimentos, agradecemos sua gentil e importante doação realizada para a Feira de Crateús, a qual será aplicada integralmente na realização do evento que acontece durante os dias 7 e 8 de junho na Praça Gentil Cardoso em Crateús – CE.
Acreditamos que um país próspero e sem exclusão depende da participação de todos e de todas.
*****Quer saber mais?
Escreva para as comunicadoras do evento:
Anita Dias – [email protected] (88) 9927-3370
Lory Strano — [email protected] +39 380366-7835