26 de maio de 2024

Assembleia Diocesana da Pastoral da Juventude – 2020

Realizou-se no último fim de semana (28, 29/02 e 01/03), no Centro Pastoral de Independência-CE, a Assembleia Diocesana da Pastoral da Juventude, a qual contou com a representação de jovens de todas as áreas da Diocese e da grande maioria das paróquias.

A juventude se agrupou para refletir e planejar com base na temática “Espiritualidade do bem-viver: Fé que oprime ou fé que liberta?” e lema: “Vossas mãos estão cheias de sangue (?)”. Com base nessas proposições, a programação foi organizada de forma que os jovens pudessem adentrar na ADPJ envolvidos na espiritualidade da vigília dos mártires, um dos momentos mais emblemáticos do evento. No sábado (29/02), a juventude pôde apresentar um pouco da sua caminhada enquanto PJ, seguida das reflexões de Padre Geu, que foi responsável por sintetizar aquilo que foi exposto, apresentando caminhos que guiam o trabalho das bases. Além de Padre Geu, a Assembleia contou com outra presença ilustre que veio fortalecer o trabalho dos grupos: Gelmo Sousa, que atua na coordenação regional da PJ (NE1) pela Diocese de Itapipoca. Gelmo fez presença para ajudar a refletir acerca desta espiritualidade libertadora, o que ela significa para nós e como vivenciá-la em nossa ação pastoral, além dos momentos de animação em que foi colaborador. Os trabalhos do sábado foram concluídos com a noite cultural, na qual houve muita animação e participação de jovens da comunidade local. No domingo (01/03), os jovens iniciaram o dia participando e animando a missa na Igreja da comunidade São Francisco, no bairro COHAB. Dando seguimento, antes do encerramento do evento, os jovens fizeram trabalhos por área, em que puderam planejar ações em conjunto para a continuidade do trabalho pastoral.

A ADPJ 2020, bem como as outras edições, mostra-se um momento de grande importância para o trabalho dos grupos de base que comungam como Pastoral da Juventude na Diocese de Crateús, visto que proporciona a integração entre os grupos de nossa Diocese, além de refletir acerca de uma temática que contribui para o seguimento das ações pastorais que serão trabalhadas durante o ano. Vale ressaltar que, além da presença dos jovens das paróquias que atuam como PJ, a Assembleia deste ano contou com a presença de nosso Bispo Dom Ailton Menegussi, que em seu momento de fala ressaltou a importância dos trabalhos dos grupos além da importância da problemática abordada. Assim como Dom Ailton, estiveram presentes representantes da Pastoral da Juventude Rural, Cáritas Diocesana, Setor de Juventudes, além da presença de jovens da comunidade local.