15 de abril de 2024

IPAPORANGA – PARÓQUIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

IPAPORANGA – Antes: Águas Belas

CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO: 18 de setembro de 1987

CRIAÇÃO DA QUASE-PARÓQUIA: 17 de fevereiro de 1998 por Decreto de Dom Antonio Batista Fragoso

DATA DE CRIAÇÃO DA PARÓQUIA: 01 de novembro de 2015, por decreto de D. Ailton Menegussi.

TOPONÍMIA: Palavra originária do Tupi, que significa “lagoa bonita”

ÁREA GEOGRÁFICA: 704,773 Km²

POPULAÇÃO TOTAL: 11.575 Hab

URBANA: 3.539 Hab

RURAL: 8.036 Hab

DISTÂNCIA DE FORTALEZA: 354 Km

DEDICAÇÃO DA IGREJA MATRIZ: 03 de Julho de 2008

PADROEIRO: Sagrado Coração de Jesus

FESTA: 2º Domingo de Julho

EQUIPE PAROQUIAL: Pe. José Aurenilson Melo de Carvalho, Maria Cleófas Lima Dias, Bruno Ferreira Matos, Maria Eulália da Silva Paula e Zilmar Melo Pereira.

INFORMES HISTÓRICOS:

No final do século XIX, o antigo povoado de Águas Belas inicialmente pertencia a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Ipueiras-CE, que teve como primeiro Pároco o Pe. João Dantas Ferreira Lima, que realizou diversas desobrigas em Águas Belas, celebrando e administrando os sacramentos nas residências dos moradores. Ele percebendo o aumento da população, em conversa com os proprietários de terras, incentivou a construção de uma capela, saindo da Paróquia antes de iniciar a construção. A Capela do Sagrado Coração de Jesus foi construída em 1894, no paroquiato de Padre Francisco Máximo Feitosa e Castro (Vigário de Ipueiras). O patrimônio foi doado por Franklin José Vieira, sua esposa Isabel Souza Vieira e seus familiares. A primeira missa na capela foi celebrada no dia 14 de julho de 1895.

A imagem primitiva do padroeiro medindo cerca de 50 cm, é moldada em porcelana, exportada da França. A Imagem veio de navio até Fortaleza e de lá veio em carro de bois até a Vila de Águas Belas.A capela inicialmente pertencia a Paróquia de Ipueiras e a Diocese de Sobral. Em 1922 com a criação da paróquia de Nova Russas a capela passa a pertencer a esta nova paróquia.O primeiro bispo a visitar Águas Belas foi D. José Tupinambá da Frota (Bispo da Diocese de Sobral) que em visita pastoral permaneceu de 20 a 23 de agosto de 1940.Ainda nesta década a Capela passou por uma ampliação, empreendida pelo Pe. Francisco Morais (pároco de Nova Russas), no qual construiu todo o corpo da Igreja deixando-a nas atuais dimensões.

Na década de 1970, a comunidade era acompanhada pelo Pe. Miguel Frederico Dautd, que incentivou o surgimento de mais animadores,  as celebrações dominicais e dos tempos fortes.

Em 1985 instalou-se em Ipaporanga uma comunidade franciscana formada pelo Frei João de Sousa, Francisquinha pertencente a OFS e alguns seminaristas, que acompanhavam e animavam o trabalho pastoral na sede da nova cidade que estava sendo emancipada e em algumas comunidades próximas.

Em 1992 a Área Pastoral de Ipaporanga passou a ser acompanhada pelas Irs. Marli Evangelista e Ana Arlete da congregação Franciscanas de Dilligen, que conduziam os trabalhos pastorais nesta área, e a parte sacramental era atendida pelos padres da área Centro.

Em 17 de fevereiro 1998 é criada a Quase Paróquia de Ipaporanga, por decreto de D. Antônio Batista Fragoso. Em 1999 toma posse o 1º administrador paroquial Pe. Erisvaldo Oliveira, que juntamente com as Irs. Josefinas, acompanhavam os trabalhos pastorais de Ipaporanga e Ararendá.Foi quando recebeu a anexação da Quase-Paróquia de São Vicente de Paulo de Ararendá aos 12 de fevereiro de 1999. Aos 12 de outubro de 2003, tomou posse na Paróquia o Pe. José Fernando Jerônimo, que permaneceu entre nós até 15 de janeiro de 2009.  Em 2006 iniciou-se agrande reforma da Igreja Matriz, liderada pelo Pe. José Fernando Jerônimo,que se estendeu até o ano de 2008, quando ocorreu a dedicação da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus em 3 de Julho de 2008. Nesta época também faziam parte da equipe paroquial as Irmãs da Congregação da Fraternidade Esperança, Ir. Socorro Mota e Ir. Cineide.

Em 2009, sem padre residente a Paróquia era acompanhada pela equipe paroquial de Nova Russas, formada pelo Pe. José Messias Rangel, Ir. Maria Besen, Ir. Onete e posteriormente a colaboração de Pe. Zacarias, Ir. Silvia Neide e Ir. Socorro Mota.

Em 27 de fevereiro de 2011, toma posse o Pe. Francisco Genival de Sousa, com a colaboração das Irmãs Socorro Mota e Adelaide Maria Facchine. No ano seguinte em 22 de fevereiro de 2012, toma posse o Pe. Antonio José Menezes de Sousa. Em 1º de novembro de 2015 é criada oficialmente a Paróquia Sagrado Coração de Jesus através do decreto do bispo diocesano D. Ailton Menegussi. Em 07 de fevereiro de 2016, chega a Paróquia o Pe. Osmar Alves Flor, que acompanhou os trabalhos pastorais até o ano de 2020. Em 25 de janeiro de 2020, chega a Paróquia Pe. José Aurenilson Melo de Carvalho.

MATRIZ: Igreja do Sagrado Coração de Jesus (1894).

No de CAPELAS – 20

No de CEBs – 25

COMUNIDADES/ PADROEIROS E ANO DE CONSTRUÇÃO DA CAPELA

Zona Urbana (03):

Bairro Alto do Bom Princípio – Nossa Senhora Aparecida (1991)

Bairro Central – Nossa Senhora de Fátima (2011)

Bairro São José – São José (2015)

Bairro Alto dos Prazeres – Nossa Senhora dos Prazeres

Zona Rural (22):

Região de Água Branca

Comunidade de Água Branca – São Francisco de Assis (1947)

Comunidade de Açude Novo – Santa Rita de Cássia