ARARENDÁ


São Vicente de Paulo
Rua: Antônio Soares Mourão Nº344 / Bairro: Centro
Telefone: (88) 99428-8707
Pe. José Damacio Soares Silva
HISTÓRIA
A história da Paróquia de Ararendá está relacionada com a devoção vicentina e a construção da capela, segundo o Livro de Tombo da Paróquia de Nova Russas, em 1931 foi celebrada a primeira missa votiva a São Vicente de Paulo na casa do senhor Jeovino Gomes, presidida pelo Padre Francisco Fontineles. Em 1932, as terras da futura capela foram doadas pelo senhor Napoleão Ribeiro Torres e seus irmãos Francisco Ferraz e Antônio Estevão. Somente em 1937 com a coordenação do Padre Francisco Fontineles, Antônio Paiva e os devotos de São Vicente iniciou-se a construção da sonhada capela.
A comunidade Canabrava, como era conhecida, realizava as atividades eclesiais, como: catequese, visitas as famílias, novenas, celebração da Palavra e tantas outras ações ligadas a Paróquia de Nova Russas.
No início do ano de 1938 a senhora Maria Madalena Soares, conhecida como mãe Madá, encomendou uma imagem de São Vicente de Paulo na capital cearense. Em 19 de julho, pela estrada que vem da cidade de Ipueiras, a Imagem de São Vicente de Paulo chega em Canabrava, no final do dia, foi celebrada a missa pelo Padre Francisco Fontineles que no final abençoou a imagem. A data histórica da chegada da imagem ficou como data da festa do padroeiro, e não no dia 27 de setembro.
Em 1940 Padre Francisco Ferreira de Morais celebrou a 1ª Festa de São Vicente de Paulo, ele havia sido em posado como Pároco em Nova Russas em 1939 pelo Bispo Dom José Tupinambá da Frota. Em 1947, a obra da capela é retomada pelo Monsenhor Leitão com ajuda dos devotos e do senhor Vicente Fulandeiro. Neste mesmo ano, iniciou a construção da futura e atual casa paroquial.
Com a instalação da Diocese de Crateús no dia 09 de agosto de 1964 e a chegada de seu 1º bispo Dom Antonio Batista Fragoso, a comunidade de Ararendá continua ainda ligada a Paróquia de Nova Russas. Somente em 1998 com a chegada do 2º bispo da Diocese, Dom Jacinto Furtado de Brito, a comunidade de Ararendá ficou sendo visitada com frequência no 2º semestre pelo próprio Dom Jacinto, quem em 21 de fevereiro de 1999, oficializa Ararendá como quase-paróquia, marco importante que antecedeu a criação canônica da Paróquia São Vicente de Paulo, neste mesmo dia nomeou o administrador da quase-paróquia, Padre Erisvaldo Oliveira Silva.
Em 27 de Setembro de 2007, depois de um longo trabalho de organização das Comunidades Eclesiais Missionárias, do financeiro para autossustentação, da finalização da construção da Casa Paroquial e Salão Pastoral, construção de inúmeras capelas e da organização dos conselhos, é oficialmente instalada a Paroquia de Ararendá, tendo o seu primeiro Pároco Padre Erisvaldo Oliveira Silva.
Atualmente a Paróquia São Vicente de Paulo está sendo conduzida pelo seu 4º Pároco. Em 2024 foi iniciado um projeto arquitetônico de Reforma e Ampliação da Igreja Matriz, planejado para conclusão em 2027 quando a Paróquia celebrará 20 anos de instalação. A comunidade segue viva, sendo sinal de fé, unidade e esperança para todo Povo de Deus presente neste município.
Pastorais Diocesanas: Pastoral da Família, Pastoral da Juventude, Pastoral da Criança, Pastoral do Dízimo, Pastoral Catequética, Pastoral da Saúde, Pastoral da Terra;
Grupos/Movimentos/Associações: Apostolado da Oração, Legionárias, Terço dos Homens, Terço das Mães que rezam pelos Filhos, Terço das Mulheres, Vicentinos, Irmandade Nossa Senhora das Dores, Grupo de Acólitos/Coroinhas, MESC, Terço das Franciscanas, Grupos de Jovens;
Projetos Sociais Diocesanos: Presença da Caritas com vários projetos.
