TAUÁ


Nossa Senhora do Rosário
Rua Cel. Lourenço Feitosa, n°269.
Pe Antônio José; Pe. Francisco Marcelo.
HISTÓRIA
MATRIZ NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Quando os colonizadores chegaram aos Inhamuns, encontraram essas terras habitadas pela nação dos índios Jucás, cujos aldeamentos ficavam entre Jucás e Arneiróz.
A criação de gado foi a principal atividade desenvolvida no sertão dos Inhamuns pelos colonizadores, que partiam das Terras de Icó. Foi na barra do riacho do Jucá que os colonizadores, membros da família Feitosa receberam Sesmaria das terras pertencentes aos índios Jucás, localizadas próximas à Serra dos Boqueirões. Hoje, pertencente ao município de Arneiróz. A partir daí expandiram seus domínios sobre a região dos Inhamuns, levando seus Currais do Rio Jaguaribe acima e ao longo de seus afluentes, por volta de 1707. Posteriormente, os Gomes e outros colonizadores receberam Sesmarias e estenderam seus domínios sobre as margens do Rio Trici.
A notícia de boas terras para a criação do gado nos sertões do Ceará, espalhou-se e aconteceu uma verdadeira corrida em busca dessas terras. e aconteceu uma verdadeira corrida em busca dessas terras. Vieram os Montes, os Fonseca, os Ferreira, os Araújo, os Barreto, os Mendes, os Lobato, os Barbalho, os Esteves, os Almeida, os Andrade e outros. Romperam a caatinga e tomaram posse das terras do sertão.
Tauá, era apenas uma fazenda de gado que pertencia ao Sargento-Mor José Rodrigues de Matos. Em 1762, foi erguida a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e em seu redor foram construídas residências, prédios para oficinas de ourives, tendas de ferreiros, vendas e tabernas onde funcionava o comércio. A fazenda foi crescendo, até, mais tarde, se tornar um povoado.
Em 3 de maio de 1802, o ouvidor Gregório José da Silva Coutinho, por ondem do governador da capitania do Ceará, leu o discurso criando a Vila de São João do Príncipe, (nome dado em homenagem ao então príncipe regente, D. João VI), em frente ao cruzeiro da Igreja, com a plateia formada pela elite e o povo em geral. Em solenidade, foi descrita em ata e consta que “as mulheres dos fazendeiros e suas filhas vestiam roupas elegantes e luxuosas vindas da Europa, usavam grandes pentes de ouro, para prender os cabelos e se enfeitavam com belas joias, ornamentadas com pedras preciosas”.
A Vila de São João do Príncipe foi crescendo até que se transformou no maior povoado da região e foi promovida à categoria de cidade, em 02 de agosto de 1929.
Quem chega em Tauá, logo percebe o serrote do Quinamuiú, em forma de “camelo”, no meio da paisagem plana do sertão, ao lado do Oeste da cidade. ‘Quinamuiú, palavra indígena que significa serrote ou serra perto d’água. A Lei Orgânica do Município de Tauá, no seu artigo 188 cria o Parque Ecológico Quinamuiú para garantir sua preservação. O Serrote Quinamuiú é o cartão postal” que emoldura a cidade.
A Igreja Matriz, Nossa Senhora do Rosário, construída em 1762, ainda é hoje o principal templo católico, e no espaço em frente, o povo se reúne em concentrações públicas e festividades populares.
Nossa Senhora do Rosário possui uma devoção muito antiga. Teve origem com os Monges irlandeses no século VIII, que recitavam os 150 salmos. Como os leigos não sabiam ler, os monges ensinaram a rezar 150 pai nossos, que mais tarde foram substituídos por 150 Ave Marias. Assim, a devoção, começou a se espalhar pelo mundo.
Em muitas aparições de Maria Santíssima, Ela pede ensina e reza junto, a oração do Rosário, como em Londres, em Fátima e tantas outras.
Rosário de Nossa Senhora
A palavra Rosário quer dizer um tanto de rosas, um buquê de rosas que se oferece a Nossa Senhora. Cada Ave Maria é uma rosa que oferecemos à Mãe, com carinho e esperança. Assim, quando rezamos o Santo Rosário completo, oferecemos um buquê de duzentas rosas a Nossa Senhora.
A devoção a Nossa Senhora do Rosário
São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Dominicanos, foi o grande propagador do Rosário no início do século XIII. A Igreja lhe conferiu o título de Apostolo do Santo Rosário. Naquela época havia muitos hereges que desviavam os fiéis da igreja Católica São Domingos, com a prática da oração do Rosário, a pedido de Nossa Senhora, começou a combater as heresias dos albigenses, que crescia vertiginosamente na França.
O Papa mandou vários missionários para combater os hereges, mas nada conseguiram. Somente São Domingos, com a criação de sua ordem e com a insistente oração do Rosário, é que conseguiu acabar com esses hereges. São Domingos dizia que em todas as orações do Rosário pedia a intercessão de Maria Santíssima para converter os hereges e com o passar dos anos conseguiu.
Papa João Paulo II, o Papa de Nossa Senhora do Rosário
João Paulo II dedicou todo o seu Pontificado a Maria Santíssima. Ele declarou logo no primeiro dia de seu pontificado: Totus tuus Mariae (Tudo é de Maria). A devoção a Nossa Senhora do Rosário foi amplamente difundida e divulgada. Ele acrescentou mais um conjunto de Mistérios ao Rosário – os Mistérios Luminosos – em uma Encíclica que escreveu sobre o Santo Rosário.
A Oração que veio do Céu
O que dá verdade e embasamento ao Santo Rosário, é que nos foi ensinado pelo próprio Jesus, por Maria Santíssima e pelo anjo do Senhor. O Pai Nosso foi ensinado por Jesus quando disse aos apóstolos: quando forem rezar, dizei: Pai nosso que estais no Céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a sua vontade, assim na terra como do Céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, não nos deixeis cair em tentação, e livrai-nos de todo o mal. Amém.
A oração da Ave Maria, foi nos ensinada pelo Anjo Gabriel, que apareceu a Maria dizendo: Ave Maria Cheia de graça, o Senhor é convosco. Santa Isabel, cheia do Espírito Santo, como nos diz Lucas, disse a Maria: bendita sóis vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre, Jesus. E a Igreja completou escrevendo: Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
Contemplação dos Mistérios do Rosário
Atualmente o Santo Rosário é dividido em quatro conjuntos de mistérios, onde contemplamos os momentos da vida de Jesus e de Maria. Os quatro conjuntos de Mistérios são:
Mistérios Gozosos nos quais se contemplam a anunciação do Anjo a Maria; a visita de Maria a sua prima Isabel; o nascimento de Jesus em Belém; a apresentação de Jesus no templo; e Jesus perdido e achado no templo entre os doutores da lei.
Mistérios Dolorosos nos quais se contemplam a agonia de Jesus no Horto das Oliveiras; a flagelação de Jesus; a Coroação de Espinhos; Jesus carrega a Cruz até o Calvário; a Crucificação e morte de Jesus.
Mistérios Gloriosos nos quais se contemplam a Ressurreição de Jesus; a sua Ascensão ao Céu; a vinda do Espírito Santo Sobre os Apóstolos e Maria; a Assunção de Maria ao Céu; a coroação de Maria.
Mistérios Luminosos foram escritos pelo próprio Papa João Paulo II, em sua carta apostólica, Rosarium Virginis Mariae, no ano de 2002. Nestes mistérios contemplam-se toda a Vida pública de Jesus: o Batismo no Rio Jordão; o Milagre nas bodas de Caná; a proclamação do Reino do Céu e o convite a Conversão; a Transfiguração de Jesus no Tabor; a Instituição da Eucaristia.
Milagres de Nossa Senhora do Rosário
A devoção a Nossa Senhora do Rosário atravessa os séculos, trazendo a Igreja para o lado de Maria Santíssima, que a leva para a Salvação de Jesus. O Rosário de Maria une a terra aos Céus. Maria Santíssima, em suas aparições, sempre insiste para que as pessoas rezem o Rosário, que é um dos caminhos para se chegar a Jesus e a Salvação eterna. O Santo Rosário é também uma poderosa arma de intercessão, um meio certo de se obter graças através da Virgem Maria.
IMAGEM DE N SRA DO ROSÁRIO
Significado E Simbolismo De Nossa Senhora Rosário
A devoção a Nossa Senhora do Rosário tem mais setecentos anos. Ela foi revelada primeiramente e São Domingos de Gusmão, fundador da ordem dos Dominicanos, no Século XIII. Ele foi o grande apóstolo do Rosário, como ficou conhecido. Conta-se que ele recebeu o Santo Rosário das mãos de Nossa Senhora e do Menino Jesus. Através dessa devoção incontáveis graças foram alcançadas por fiéis em todo o mundo. Vamos conhecer os símbolos da imagem.
O véu branco de Nossa Senhora do Rosário
O véu branco de Nossa Senhora do Rosário simboliza a pureza de coração da Virgem Maria. O branco é o símbolo da pureza, da intenção pura, da abertura de coração, virtudes muito presentes na vida de Nossa Senhora.
A túnica vermelha de Nossa Senhora do Rosário
A túnica vermelha de Nossa Senhora do Rosário simboliza os mistérios dolorosos que fazem parte da oração do Rosário. Rezando o Rosário, meditamos nos vários sofrimentos pelos quais Jesus, o Filho de Maria, passou. A túnica vermelha nos lembra que não há vitória sem sofrimento, não há ressurreição sem cruz.
O manto azul de Nossa Senhora do Rosário
O manto azul de Nossa Senhora do Rosário simboliza o céu, por causa da cor azul. O rosário é uma oração que nos leva para o céu, segundo palavras de Nossa Senhora. Veja abaixo as 15 promessas que ela fez a todos os que rezarem o Rosário.
A túnica rosa do Menino Jesus
A túnica rosa do Menino Jesus simboliza a alegria dos mistérios gozosos. Esses mistério do Santo Rosário exprimem a alegria da chegada do Salvador a este mundo e alegria da salvação que Ele nos trouxe.
As nuvens
As nuvens simbolizam os Mistérios Gloriosos, nos quais contemplamos a glória final de Jesus, desde a sua ressurreição até sua Ascenção ao céu, como também a Assunção de Maria (que foi elevada ao céu pelo poder de Deus) e a Coroação de Maria como Rainha do céu e da terra por Jesus.
Os terços nas mãos do Menino Jesus e de Maria
Os terços nas mãos do Menino Jesus e de Nossa Senhora simbolizam que o Santo Rosário é um presente que veio do céu e que nos leva para o céu. Uma oração simples, profunda e contemplativa, que acalma nosso coração e alimenta nossa fé. Além disso, a oração do santo Rosário é "Cristocêntrica", isto é, tem Jesus Cristo no centro. Todos os mistérios contemplados dizem respeito a Jesus e, em todos eles, Ele tem participação.
As 15 promessas de Nossa Senhora aos que rezarem o Rosário
1. Aqueles que rezarem com enorme fé o Rosário receberão graças especiais.
2. Prometo minha proteção e as maiores graças aos que rezarem o Rosário
3. O Rosário é uma arma poderosa para não ir ao inferno: destrói os vícios, diminui os pecados e nos defende das heresias.
4. Receberá a virtude e as boas obras abundarão, receberá a piedade de Deus para as almas, resgatará os corações das pessoas de seu amor terreno e vaidades, e os elevará em seu desejo pelas coisas eternas. As almas se santificarão por meio do Rosário.
5. A alma que se encomendar a mim no Rosário não perecerá.
6. Quem rezar o Rosário devotamente, e tiver os mistérios como testemunho de vida, não conhecerá a desgraça. Deus não o castigará em sua justiça, não terá uma morte violenta, e se for justo, permanecerá na graça de Deus, e terá a recompensa da vida eterna.
7. Aquele que for verdadeiro devoto do Rosário não perecerá sem os Sagrados Sacramentos.
8. Aqueles que rezarem com muita fé o Santo Rosário em vida e na hora de sua morte encontrarão a luz de Deus e a plenitude de sua graça, na hora da morte participarão do paraíso pelos méritos dos Santos.
9. Livrarei do purgatório àqueles que rezarem o Rosário devotamente.
10. As crianças devotas ao Rosário merecerão um alto grau de Glória no céu.
11. Obterão tudo o que me pedirem mediante o Rosário.
12. Aqueles que propagarem meu Rosário serão assistidos por mim em suas necessidades.
13. Meu filho concedeu-me que todo aqueles que se encomendar a mim ao rezar o Rosário terá como intercessores toda a corte celestial em vida e na hora da morte.
14. São meus filhinhos aqueles que recitam o Rosário, e irmãos e irmãs de meu único filho, Jesus Cristo.
15. A devoção a meu Rosário é um grande sinal de profecia.
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Nossa Senhora do Rosário, dai a todos os cristãos a graça de compreender a grandiosidade da devoção do santo Rosário, na qual, à recitação da Ave Maria se junta a profunda meditação dos santos mistérios da vida, morte e ressurreição de Jesus, vosso Filho e nosso Redentor. Amém.
