SUCESSO


Área Pastoral Nossa Senhora do Bom Sucesso
CNPJ: 07.168.206.0014-99
Endereço: Rua João José de Castro, 479, Distrito de Sucesso/Tamboril
CEP: 63.765-000
Celular/Whatsapp: (88) 98111-0254
Email: escritorioparoquialdesucesso@gmail.com
Equipe Pastoral:
Pe. Jefferson Carneiro da Silva (Pe. Géu)
Ir. Rosalina
Ir. Ana Lucila
Ir. Dinha
Instagram/ You Tube/ Facebook
@padroeiradeSucesso
História da Área Pastoral Nossa Senhora do Bom Sucesso
Em 24 de fevereiro de 1916, para angariar recursos para a conclusão da construção da Capela de Pinheiro, foi celebrada a primeira Missa neste povoado, pelo Pe. José de Lima Ferreira, de Ipueiras. E em 06 de Janeiro de 1917 foi a inauguração e bênção da Capela de Nossa Senhora do Bom Parto, em Pinheiro. Que por uma portaria de Dom José, bispo de Sobral, em 1929, desliga Pinheiro de Ipueiras e anexa a Tamboril, tornando-se a padroeira, Nossa Senhora do Bom Sucesso, nessa época Pinheiro começa a se chamar Sucesso.
Sucesso, nos anos de 1966 e 1967 se tornou quase-Paróquia (termo canônico), quando aqui esteve o Pe. Antonio Mauricio Melo, voltando em 1968 à jurisdição de Tamboril.
Ao longo desses anos, Sucesso era acompanhado pela Paróquia de Santo Anastácio (Tamboril). Tinha a Missa celebrada uma vez ao mês. Também aconteciam às celebrações feitas pelos animadores da época: José Mota; Antônia Mota; Artuliana Veloso e com os demais animadores das comunidades vizinhas.
No dia 13 de fevereiro do ano 2000, um decreto de Dom Jacinto Brito, Bispo da Diocese de Crateús, transforma Sucesso em Área Pastoral, desmembrando-a da Paróquia de Tamboril. Em uma celebração na igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, foi feita a leitura da ata de instalação, tendo presentes o referido Bispo, Pe. José Helênio, Pe. Erisvaldo Oliveira e Pe. Osmar Alves. Este ultimo, na mesma celebração foi nomeado o 1º padre desta Área Pastoral.
Pe. Osmar: 2000 a 2001- ficou pelo período de 2 anos
Pe. Helênio: 2002 a 2010 - Foi o padre que passou maior tempo conosco. Neste período teve a construção da casa paroquial, no ano de 2004. Tivemos um grande marco que foi a visita da imagem peregrina de Fátima, no ano de 2003. Conosco ele comemorou seus 80 anos, onde a Área Pastoral se reuniu e fizemos uma grande festa. Na ocasião o mesmo lançou seu livro “Rastos de uma caminhada”. Saiu deixando-nos muitas memórias, vivências e saudades (padre Helênio) se ausentou devido problemas de saúde.
Pe. Géu: 2010 – Morando em Tamboril, veio atender Sucesso.
Pe. Sacramentinos: 2011 a 2014 – Assumiram a Paróquia de Tamboril e a Área Pastoral de Sucesso.
Padre Edimar
Padre Paulo Rogerio Padre Sebastião Padre Gervásio
Pe. Almir: 2014 a 2017 - Com a chegada do bispo Dom Ailton, em reunião, de visita que o mesmo estava fazendo para conhecer as paróquias, fizeram um pedido a ele, que mandasse um padre para ficar em Sucesso. Com pouco tempo, chegou padre Almir Camelo. Com ele tivemos a reforma da igreja, reavivamento das pastorais, criação da Pastoral da Educação, construção da sala do Santíssimo, recebemos 40 jovens Jesuítas, que fizeram visitas nas comunidades. Um grande marco de padre Almir foi animação da Juventude, houve também reforma do piso da calçada da igreja.
Pe. Géu: 2017 a 2021 – Dessa vez, veio para morar. Vieram, também, as Irmãs Missionarias de Jesus Crucificado (Ir. Rosalina, Ir. Rosane, Ir. Vanúzia)
- Santas Missões Populares
- Festa de Pentecostes
- Festa da Colheita em todas as comunidades
- Romaria das Águas
- Escola Bíblica Popular
- Distribuição de Bíblias
- Criação da Catequese Familiar
- Campanha para a diminuição do uso dos descartáveis
- Doações de Mudas de Plantas
Pe. Aldenor: 2021 a 2024
- Continuação do projeto Catequese Familiar e realização dos Sacramentos (Batismo, Eucaristia, Crisma e Matrimônio)
- Mudança do horário do encerramento dos festejos da padroeira (que antes era manhã, passou a ser à noite).
- Feira Solidária
Pe. Géu: 2024 (De volta, outra vez)
- Continuação dos projetos já existentes
- Momentos culturais
- Planejamentos
- Campanha para a pintura da Igreja
- Reunião de preparação da liturgia do domingo
- Celebração dos 25 anos da Área Pastoral, marcada pela plantação de mudas: 25 em cada comunidade.
- Um olhar pra os irmãos e irmãs em situação de rua, no entorno do mercado.
